Tradição


A primeira academia de Mestre Plinio foi fundada no Bairro da Consolação em São Paulo no ano de 1993, por onde ficou alguns anos ensinando capoeira e praticando com amigos e pessoas ligadas a arte a música e ao teatro. Mais tarde Plinio aluga a parte de cima de um amplo sobrado e bem localizado na Rua Turiaçu 1172, onde estamos até hoje no bairro de Perdizes.

Desde muito tempo o Angoleiro Sim Sinhô começou com um grupo de pessoas interessadas na arte, na cultura e na beleza do afro, vê importância em valorizar sua própria raiz brasileira. A capoeira foi uma maneira que Mestre Plinio encontrou de ensinar a respeitar os mais velhos e dar coragem aos pequenos e adultos para enfrentar a vida lá fora.

Estrutura. No ano de 2011 quando fizemos 15 anos na Rua Turiaçu, houve uma grande reforma no espaço, onde além do piso foram colocados 2 vestiários com ducha e 2 banheiros femininos e masculinos.

Cultura



O Centro recebe muitos alunos todos os anos, capoeiristas estrangeiros vindos da Alemanha, Japão, alguns dançarinos, atores, a fim de aprimorar a percepção corporal e musical. Existe também alunos ligados ao grupo há muitos anos que moram nas proximidades da PUC, e ainda aqueles que moram longe mas são comprometidos e não ligam para a distância, as pessoas uma vez realmente envolvidas voltam e mostram aquilo que aprenderam e contribuem com aquilo que elas sabem fazer.

A maioria dos alunos vem sem saber nada de capoeira, então são passados movimentos simples sem muito esforço para que o aluno se acostume com os treinos. O Centro tem grande acervo de instrumentos e as aulas de Berimbau acontecem toda Terça às 19H.

Sempre houveram encontros, festas e viagens organizados pelo grupo em função de jogar capoeira e confraternizar os ensinamentos. É grande a participação nas saídas de Afoxé, nas festas, nos sambas e nas rodas às quintas feiras e de Mestres amigos, o ambiente é familiar com muitas crianças e senhores envolvidos. O Grupo também é formado por pessoas que freqüentam há muito tempo o espaço. Em 2011, Mestre Plínio nomeia os alunos Camisa Amarelas que são os alunos já aptos a dar treinos de movimento e música. Então se você chegar na sede pode procurar um deles!

Conheça as Normas da Casa